Todos nós temos uma arte - uma área do conhecimento pela qual nutrimos mais paixão e que logo se torna um objectivo de vida. Juntando-lhe as manias ou particularidades próprias de cada um, obtemos uma mistura fina de matéria-prima cognitiva que vale a pena partilhar e discutir com os demais. Sob este título, revela-se um grupo de pessoas e um ponto de encontro virtual no qual todas as Artes & Manias têm espaço assegurado.

07 março 2008

Será que recuamos 34 anos?

Caros amigos,

Hoje de manhã, como é habito meu há algum tempo a esta parte, fui consultar as notícias enquanto tomava o meu pequeno almoço. O resultado foi péssimo, pois fiquei, mais uma vez, muito mal disposto! Encontrei-me perante as notícias de que a PSP andou a "contar"(a expressão não é minha, é do "Jornal de Notícias") os professores que pretender marcar presença da manifestação de amanhã. Visitas de agentes da polícia a escolas, sejam públicas sejam privadas, para averiguarem, não se sabe muito bem quem, nem porquê (embora se desconfie), em vésperas de uma manifestação de professores contra o Ministério da Educação é no mínimo, dos mínimos, estranho, e preocupante, digo eu!
As chefias da polícia dizem que não sabem porque aconteceu, quem deu a ordem, quem foi ás escolas, se é que foi alguém ás escolas. Mas depois dizem, se foi alguém foi para se inteirar do numero de professores que vai estar presente na manifestação, e desta forma tomar todas as medidas para zelar pela segurança dos manifestantes
Eu pergunto, afinal, sabem se foram ou não agentes ás escolas, sabem quem os mandou ou não, então como sabem o que eles lá foram fazer?

O MAI manda abrir um processo de averiguações para verificar "o que foi feito, e se foi feito algo errado". Já estamos a avançar, pelo menos já se reconhece que alguma coisa foi feita, ou seja, houveram agentes da polícia nas escolas a fazer perguntas por professores.

Não é preciso procurar muito para se encontrar outros casos semelhantes a este, como o da Covilhã, que ainda hoje se recordou, e assim eu queria terminar com duas questões, para as quais preciso de ajuda, que são: estão assim tão preocupadas as forças de segurança em "facilitar a circulação de pessoas e viaturas" (assim afirma a Direcção Nacional da PSP ao JN) durante as manifestações de professores neste país? Ou será, por outro lado, que regressamos 34 aos no tempo?

Fica a questão, à vossa consideração,

Um abraço a todos.

1 comentário:

Daniel Martins disse...

Caro Rui,

partilho a tua opinião... no mínimo, trata-se de uma acção estranha.

Já não é a primeira vez que somos brindados com este género de "Big Brotherismo". Não sei se isto terá o efeito que os autores pretendem, mas levanta várias questões, questões essas que tu assinalaste e, a meu ver, muito bem.

Estranhezas à parte, hoje estão lá em baixo 60000 professores a zelar pela educação em Portugal.

Vamos a ver no que dá.