Todos nós temos uma arte - uma área do conhecimento pela qual nutrimos mais paixão e que logo se torna um objectivo de vida. Juntando-lhe as manias ou particularidades próprias de cada um, obtemos uma mistura fina de matéria-prima cognitiva que vale a pena partilhar e discutir com os demais. Sob este título, revela-se um grupo de pessoas e um ponto de encontro virtual no qual todas as Artes & Manias têm espaço assegurado.

26 março 2008

A propósito da violência nas escolas...

Escolas com problemas de indisciplina podem propor ao ministério contratação de técnicos especializados

As escolas com problemas graves de indisciplina podem apresentar ao Ministério da Educação uma proposta para a contratação de técnicos como psicólogos e mediadores de conflitos, anunciou hoje o secretário de Estado da Educação.

"Se uma escola tiver um grande problema de indisciplina generalizada pode apresentar à Direcção Regional de Educação uma proposta para o reforço dos meios técnicos", afirmou Valter Lemos, em conferência de imprensa.

O responsável ressalvou que a possibilidade de contratação destes profissionais é reservada, sobretudo, aos 35 agrupamentos de escolas identificados como "Territórios Educativos de Intervenção Prioritária", mas poderá igualmente ser utilizada por outros estabelecimentos de ensino, desde que estes fundamentem o seu pedido, invocando a existência de um "problema específico" de violência e indisciplina.
(...)
Para ler a notícia na íntegra:
(Fonte: PUBLICO.PT)

2 comentários:

Unknown disse...

Esta questão como muitas outras que colocam em causa a estabilidade e equilíbrio social, são claramente o reflexo de uma sociedade doente, onde a relação deixou de existir para dar lugar ao egocentrismo e narcisismo visível em cada um de nós. Deixamos de entender o outro, porque já não temos tempo para nos entendermos a nós mesmos. E aqui falamos do papel da família, nomeadamente dos pais que deixaram de ter tempo e disponibilidade, quer mental quer relacional, para "educare" os filhos. As novas tecnologias e a manipulação da imagem, transgrediram as barreiras do ser Humano que deixou de evoluir enquanto pessoa para se deixar manipular pelos imperativos sociais, de uma sociedade que ainda não aceitou a sua própria doença. Não quero ser pessimista, apenas promover um pouco de reflexão acerca do sentido de tudo isto, do sentido da nossa existência social.
Este triste episódio, de loucura manifesta entre esta aluna e a professora, de facto acaba por não ter sentido algum. Mas todos devemos assumir esta culpa, porque diariamente somos coniventes com a mesma loucura.
Falar em medidas, nomeadamente na contratação de técnicos especializados, psicólogos, para o combate à indisciplina, não me parece descabido, pois estes técnicos em cooperação com todos os agentes escolares podem prevenir e promover estratégias de acção na evolução de comportamentos ajustados e assertivos. No entanto, a estratégia não passa por arranjar medidas para combater o mal instalado, mas sim promover relações para que o mal não aconteça. E claro passa muito por aprendermos a ser pessoas e percebermos os outros enquanto tal.

Saberes com Sabor disse...

Carla,

Frizaste um aspecto muito importante,não adianta tentarmos remediar um mal que já está instalado,é importante sim prevenir os casos de indisciplina e violência nas escolas (e prevenir significa evitar que algo aconteça)e promover relações sanígenas entre todos os membros que integram a comunidade escolar.

Mas,infelizmente,os nossos governantes não conseguem atingir algo tão simples e visivel aos olhos de qualquer Ser Humano. Preferem "esperar para ver"...É a velha filosofia do "ah,deixa ver,pode ser que não dê em nada...".

Não pode ser,é preciso tomar medidas desde logo,evitar que o mal se instale e propague.
Não se justifica continuar a haver escolas sem Psicólogos e,nas que "há" é um Psicólogo para um agrupamento de 20 escolas (qd não é mais). Que trabalham poderá fazer um Psicólogo destes?? Depois a imagem do Psicólogo é distorcida,porque o trabalho não é visivelmente notório...

Lamento que esta seja a realidade do nosso país que,mais que económicamente pobre,carece de sanidade mental!!