Todos nós temos uma arte - uma área do conhecimento pela qual nutrimos mais paixão e que logo se torna um objectivo de vida. Juntando-lhe as manias ou particularidades próprias de cada um, obtemos uma mistura fina de matéria-prima cognitiva que vale a pena partilhar e discutir com os demais. Sob este título, revela-se um grupo de pessoas e um ponto de encontro virtual no qual todas as Artes & Manias têm espaço assegurado.

12 março 2008

Clube Desportivo das Aves

Meus caros,

Todos aqueles que me conhecem sabem do meu apreço pelo clube da minha terra: o Clube Desportivo das Aves.
Desde pequeno, o meu núcleo familiar suscitou em mim este gosto, levando-me aos jogos, oferecendo-me prendas alusivas ao clube e, mais simplesmente, com aqueles comentários repletos de subjectivismo como "o Aves é o melhor".
À medida que fui crescendo este gosto foi aumentando. Apesar do clube nunca me presentear com campeonatos ou taças, gosto do Aves como se de um "grande" se tratasse. Aliás, para mim, o Aves é maior do que os "grandes".
As subidas de divisão e os consequentes embates com clubes renomeados, os resultados obtidos nas últimas edições da Taça de Portugal, a excelente política das direcções que têm liderado o Aves, tudo isto prestigia o clube, mas também a gente da Vila das Aves.
Neste momento, o clube atravessa uma fase complicada. No ano transacto desceu de divisão e este ano volta a ser assombrado pelo mesmo espectro.
O Sr. Henrique Nunes, treinador do clube, já veio a público dizer que tal não acontecerá. Assim esperam todos os avenses. Mas, para que tal aconteça, é necessário que a identidade dos avenses seja forte e faça justiça ao nome. Esta é a altura em que os avenses devem demonstrar maior carinho pelo seu clube. Esta é a altura em que o estádio, mais do que nunca, deve estar repleto. Esta é a altura em que os jogadores devem estar unidos e trabalhar no sentido da conquista de um objectivo superior.
Todos nós falamos, todos nós criticamos, todos nós temos uma opinião. Até pode ser que o conteúdo seja diferente, mas, no caso dos avenses, o resultado a obter é comum a todos. Por isso, diferenças à parte, o importante agora é demonstrar o que é ser avense.


"A nossa maior glória não reside no facto de nunca cairmos, mas sim em levantarmo-nos sempre depois de cada queda." (Confúcio)
Até breve.

2 comentários:

Helena Antunes disse...

Meu caro conterrâneo, da minha parte nada mais posso fazer.
Pago as quotas e vou ver quase todos os jogos em casa e apoiar a equipa. Mas as vezes saio de lá revoltada.
Se tu fosses ver os jogos já perceberias a indignação dos avenses.

Acho que tenho de me apressar a tirar o curso de treinadora de futebol. :)

Saudações Avenses!

Daniel Martins disse...

Aproveito a oportunidade para relembrar o fantástico post do Sr. Alberto Abreu sobre o Desportivo das Aves -http://gloriasdopassado.blogspot.com/2007/11/clube-desportivo-das-aves.html.

Parabéns ao Sr. Alberto e um muito obrigado!