Todos nós temos uma arte - uma área do conhecimento pela qual nutrimos mais paixão e que logo se torna um objectivo de vida. Juntando-lhe as manias ou particularidades próprias de cada um, obtemos uma mistura fina de matéria-prima cognitiva que vale a pena partilhar e discutir com os demais. Sob este título, revela-se um grupo de pessoas e um ponto de encontro virtual no qual todas as Artes & Manias têm espaço assegurado.

24 março 2008

Festas da Vila das Aves

Meus caros,

No próximo dia 4 de Abril a nossa querida Vila das Aves sopra 53 velinhas. Como é usual, têm lugar as já conhecidas Festas da Vila, uma forma de celebrar esta data simbólica e o carinho pela nossa terra. De 4 a 6 de Abril o centro da Vila das Aves passa para o recinto das festas, situado próximo do Largo da Tojela.
As Festas da Vila são uma oportunidade para reforçar os laços que unem os avenses à sua terra e para elevar ainda mais o nome da Vila das Aves, nomeadamente através da chamada de habitantes das freguesias (ou quiçá concelhos) vizinhas à nossa terra.
Todavia, é com pesar que constato que cada vez menos pessoas aderem a esta iniciativa. Olhando para o cartaz das festas, não se encontram muitas diferenças relativamente aos anos anteriores: temos os tradicionais ranchos folclóricos, a actuação de grupos musicais, o cortejo de carros alegóricos e os divertimentos no recinto das festas. Em suma, não há nada de muito novo ou algo original que atraia a população, sobretudo a mais jovem.
Com efeito, é sabido que os jovens de Vila das Aves se afastam cada vez mais da sua terra. A procura pela diversidade cultural e social leva-os frequentamente a outras paragens como Guimarães ou Porto. Basta dar uma volta por Vila das Aves num Domingo à tarde que é notória a falta de juventude e dinamismo.
É urgente inverter esta tendência e proporcionar aos jovens e à população em geral iniciativas atractivas. Esta seria uma forma de revitalizar a nossa terra e, ao mesmo tempo, de chamar pessoas à Vila das Aves.
Ora, e voltando de novo à questão fulcral, sendo estas as Festas da Vila e do seu povo, deveria haver uma maior energia entre os avenses. Além disso, esta é uma excelente oportunidade para mostrar o que de melhor se faz na nossa terra. Cito, a título de exemplo, algumas actividades que se vêm desenrolando em Vila das Aves e que poderiam dar um novo fulgor às festas: grupos de dança, concertos de "bandas de garagem", representações teatrais, apresentações desportivas (futebol feminino e masculino, artes marciais). A estas actividades poderiam juntar-se outras completamente novas, como a realização de uma caminhada/corrida.
Com estas ideias não pretendo realizar um corte radical entre o passado e o presente, mas sim aproximá-los e atingir um público-alvo maior.
Se as Festas da Vila são as festas dos avenses, deveríamos ter pequenos e grandes, novos e velhos a festejar o passado, mas também o presente e o futuro da Vila das Aves.


(Imagem disponível em: http://www.jf-viladasaves.pt/)

6 comentários:

BEJA TRINDADE disse...

"Basta dar uma volta por Vila das Aves num Domingo à tarde que é notória a falta de juventude e dinamismo".

Caro Daniel Martins

Eis aqui uma questão, de há muito reconhecida por várias pessoas desta terra.
Agora diga-me a quem na realidade compete criar esse dinamismo?
Não será porventura ás autarquias locais.
Ainda há bem pouco tempo, num passado domingo, tive a visita de uns familiares meus, os quais me sugeriram que visitasse-mos a nossa vila, ora como seria mais provável levei-os à dita sala de visitas de Vila das Aves, que será, como é sabido a praceta das Fontaínhas, incluindo o edifício da Junta de Freguesia, o Centro Cultural e todo o urbanismo envolvente.
Eles ficaram espantados pela apatia do local, ou seja, tudo fechado nem sequer uma pequena exposição como forma de laser ou passatempo.
Isto sinceramente é uma tristeza acontecer na nossa terra, como muito bem diz, a falta de juventude e dinamismo.
Mas meu caro amigo, tudo isto acontece porque os responsáveis pelas autarquias locais só se preocupam com os actos eleitorais.

Cumprimentos

Vitor Pacheco disse...

Muito bem observado Sr. Beja Trindade. Realmente a nossa vila já merecia melhores dias. E concordo plenamente consigo, quanto à responsabilização das autarquias, quer da Junta de Freguesia, quer da Câmara Municipal. E Infelizmente o mal não é só da nossa terra, é de todo o conselho de Santo Tirso. A própria cidade de Santo Tirso num Domingo à tarde não é propriamente animada, isto já para não falar à noite, que parece uma cidade fantasma.

Resta-nos esperar por melhores dias, e pelas próximas eleições...

Daniel Martins disse...

Não poderia estar mais de acordo com as opiniões do Sr. Beja Trindade e do meu caro amigo Vitor.

Com efeito, trata-se de uma responsabilidade das autarquias locais. Esperemos que estas entidades vejam estas opiniões e outras mais para que o cenário de desertificação mude.

Anónimo disse...

Bem, há pessoas maravilhosas de Vila das Aves que atraem até andorranas!!! é verdade!!! lol

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.