Todos nós temos uma arte - uma área do conhecimento pela qual nutrimos mais paixão e que logo se torna um objectivo de vida. Juntando-lhe as manias ou particularidades próprias de cada um, obtemos uma mistura fina de matéria-prima cognitiva que vale a pena partilhar e discutir com os demais. Sob este título, revela-se um grupo de pessoas e um ponto de encontro virtual no qual todas as Artes & Manias têm espaço assegurado.

25 abril 2008

"Quem não conhece o passado está condenado a repeti-lo.”

Hoje é dia 25 de Abril!

Mais uma vez, comemoramos o dia da "Revolução" de 1974, o dia em que o país se libertou das amarras do "estado novo", o dia em que o pais respirou livremente.

Passados todos estes anos, será que todos os portugueses sabem porque é feriado hoje? Será que quem, como eu, nasceu depois de 1974 sabe o que aconteceu, e porque aconteceu? Será que alguém se recorda daqueles que fizeram a "revolução", alguém sabe o nome de, pelo menos um, dos revolucionários?

Alguns sim, mas tenho a triste sensação de que uma grande parte dos portugueses de hoje sabe que o dia 25 de Abril é feriado, mas porquê, isso já não interessa...

Espero que o nosso país nunca conheça o, amargo, significado do título deste "post", muito menos que tenha alguma coisa a ver com o dia de hoje.

Cumprimentos, e votos de uma vida em liberdade para todos.

18 abril 2008

Politica Nacional

Ao fim de 6 meses de mandato Luis Filipe Menezes apresenta a sua demissão como lider do maior partido da oposição. Menezes apareceu como um D. Sebastião que ia mudar a politica nacional e a politica do PSD, mas em apenas 6 meses apresentou a sua demissão fruto de muitas guerras internas.
Quem será o senhor ou senhora que se segue?! Será Marcelo Rebelo de Sousa?! Será Manuela Ferreira Leite?! Ou então Rui Rio?!
Vamos ficar aguardar por novos desenvolvimentos, mas com isto tudo quem fica a ganhar com estas guerras internas é o PS e o Governo.

16 abril 2008

Hospitais Portugueses

Recentemente, tive uma situação nas Urgências do Hospital de Famalicão e que não poderia deixar em branco.
Em Portugal muito mal se tem falado da saúde e da sua organização, mas o que o venho aqui deixar é uma palavra para todos os médicos, enfermeiros e auxiliares que executam o seu trabalho de uma forma espectacular e sempre prontos a ajudar e a fazer os possiveis pelo doente.... Só queria agradecer a todos o que me aturam e um muito obrigado pelo carinho que me deram. São sem duvida grandes profissionais, que às vezes com muito pouco dão muito de si e fazem verdadeiros milagres.
E por falar em organização dos hospitais, podia dar-se uma olhadela ao Brasil e ver como certas situações são resolvidas, acho que ficariamos a ganhar.

15 abril 2008

Programa nacional de barragens com elevado potencial hidroeléctrico

Nos termos do protocolo de Quito, Portugal terá de reduzir em 27 % a emissão de gases com efeito de estufa até 2012, devendo produzir energia menos poluente para assegurar o crescente energético que se tem verificado. Actualmente, o país é energéticamente dependente de terceiros, no final de 2006, o país tinha 4950 MW instalados, ou seja apenas produzia 25% do consumo de que necessitava. Segundo o protocolo de Quioto, é necessário atingir os 7000 MW até 2020.

Para cumprir as metas estão a ser reforçadas as potências nas centrais de Picote e Bemposta (+409MW), na duplicação da central do Alqueva (+260MW), nos aproveitamentos realizados de Ribeiradio (70MW) e Baixo Sabor (170 MW), o que no total permitirá aumentar em 909 MW, ou seja cerca de 45 % da meta a atingir em 2020. Para satisfazer a meta estabelecida (7000 MW) será necessário reforçar a produção e desta forma o governo propõe a edificação de25 aproveitamentos hidroeléctricos pelo facto do país ter ainda um potencial hídrico elevado por explorar.
(ver fig anexa)

A proposta do governo para alcançar os objectivos assenta no principio de que utilizando os recursos hidroeléctricos, o país reduzirá a dependência energética aproveitando um recurso endógeno e renovável. Para além deste, a construção destas barragens permitirá ainda fornecer água às populações cujo consumo aumenta cada vez mais, implementar sistemas de regadios aumentando as produções agrícolas e pecuárias fortalecendo as reservas de bens de primeira necessidade cujos preços nas bolsas de valor sobem tem sofrido subidas consideráveis desde a introdução dos biocombustíveis. Por fim, as barragens servirão ainda para controlar cheias ou períodos de seca, introduzir políticas concertadas de combate a incêndios e ainda permitir a utilização para fins lúdicos e promover o turismo.

Para a execução deste plano designado por programa nacional de barragens com elevado potencial hidroeléctrico (PNBEPH), foi realizado uma avaliação ambiental e respectivo relatório de factores críticos. Estes últimos são identificados como os pontos chave de uma avaliação ambiental, são estes: as alterações climáticas, a biodiversidade, recursos naturais e culturais, os riscos naturais e tecnológicos, o desenvolvimento humano e a competitividade.
Em cada factor é analisado o seguinte:
- nas alterações climáticas verifica-se se implementação contribui para a diminuição dos gases com efeito de estufa e para o cumprimento do protocolo de Quioto.
- na biodiversidade determinam-se os riscos e as oportunidades para os habitas
- nos recursos naturais e culturais verifica-se quais os riscos e as oportunidades para a conservação do património cultural, recursos hídricos, recursos minerais e da paisagem
- nos riscos naturais e tecnológicos pretende-se avaliar se a capacidade do programa contribui para a redução de cheias, secas e incêndios
- e no desenvolvimento humano e na competitividade pretende-se avaliar a diminuição da pobreza, a melhoria das condições de saúde bem como o desenvolvimento regional e a dependência energética.

Todos estes factores foram ponderados e desta análise obteve-se o balanço entre a necessidade de investimento e os efeitos negativos que estes podem provocar.
Do relatório ambiental, a proposta mais vantajosa, a que minimiza os efeitos negativos e optimiza a solução, passa pela edificação dos aproveitamentos de Almourol, Alvito, Daivões, Foz Tua, Fridão, Girabolhos, Padroselos, Pinhosão e Vidago.

Embora tenha havido vários ambientalistas a defender a não construção de algumas destas barragens, será que neste juízo foram consideradas as alterações climáticas que cada vez mais acentuam as cheias e as secas? Claro, tudo depende do ponto de vista, o que prevalece a necessidade em água e energética ou a conservação da biodiversidade ou do património?


10 abril 2008

Número 591

Meus caros,
A partir de hoje passo também a escrever no Número 591 - http://numero591.blogspot.com/ . Estão desde já todos convidados a aparecer por lá e, caso o entendam, a "abrir uma janela".
Cumprimentos a todos!

08 abril 2008

O novo acordo ortográfico!

Encontra-se em debate na Assembleia da República o novo acordo ortográfico. Em que se refer os livros que serão inutilizados devido a esta nova escrita, há inumeros factores quer a favor quer contra. Mas não seria interessante ouvir os que as pessoas da sociedade civil pensam?! O que acham?! è que habituar as pessoas a escrever de uma forma diferente vai custar, por exemplo: em vez de óptimo passa a ser ôtimo, activa passa a ativa entre muitos outros o que vai causar alguma estranheza. Pensem nisto