Todos nós temos uma arte - uma área do conhecimento pela qual nutrimos mais paixão e que logo se torna um objectivo de vida. Juntando-lhe as manias ou particularidades próprias de cada um, obtemos uma mistura fina de matéria-prima cognitiva que vale a pena partilhar e discutir com os demais. Sob este título, revela-se um grupo de pessoas e um ponto de encontro virtual no qual todas as Artes & Manias têm espaço assegurado.

08 abril 2008

O novo acordo ortográfico!

Encontra-se em debate na Assembleia da República o novo acordo ortográfico. Em que se refer os livros que serão inutilizados devido a esta nova escrita, há inumeros factores quer a favor quer contra. Mas não seria interessante ouvir os que as pessoas da sociedade civil pensam?! O que acham?! è que habituar as pessoas a escrever de uma forma diferente vai custar, por exemplo: em vez de óptimo passa a ser ôtimo, activa passa a ativa entre muitos outros o que vai causar alguma estranheza. Pensem nisto

5 comentários:

Helena Antunes disse...

Eu não concordo com o acordo ortográfico.

Aguardaremos pela opinão do professor de Português cá do sítio (Daniel Martins)! :)

J Francisco Saraiva de Sousa disse...

Como disse o António Vitorino: a comunidade de utentes brasileiros supera-nos; daí a necessidade do acordo. Contudo, podemos continuar a manter a nossa norma. A língua é feita pelos utentes e os brasileiros cultos começam a aderir às nossas normas. É tudo um devir dinâmico e dialéctico... :)

Daniel Martins disse...

Na minha opinião pessoal, este novo acordo ortográfico causa alguma estranheza.

Crescemos e aprendemos a Língua Portuguesa de uma forma e agora qualquer alteração parece um atentado à língua em si. Concordo com o Vasco Graça Moura quando diz que aparentemente o «único objectivo real de toda a negociação do acordo» - suprimir na grafia as consoantes C e P - serve para «homogeneizar integralmente a grafia portuguesa com a brasileira, desfigurando a escrita, a pronúncia e a língua que são nossas».

BEJA TRINDADE disse...

SANTO TIRSO o concelho do País, com a maior taxa de desemprego.


Ler mais: http://www.marktest.com/wap/a/n/id~105e.aspx

Lygi@ disse...

por acaso a mim não me faz assim tanta confusão quanto isso...