Todos nós temos uma arte - uma área do conhecimento pela qual nutrimos mais paixão e que logo se torna um objectivo de vida. Juntando-lhe as manias ou particularidades próprias de cada um, obtemos uma mistura fina de matéria-prima cognitiva que vale a pena partilhar e discutir com os demais. Sob este título, revela-se um grupo de pessoas e um ponto de encontro virtual no qual todas as Artes & Manias têm espaço assegurado.

14 janeiro 2009

O "Barril de Pólvora"

Hoje, dia 14 de Janeiro, Osama bin Laden veio apelar à "jihad" (guerra santa) contra os opressores do povo palestiniano, ou seja, nas palavras do líder da "Al-Qaeda": israelitas e seus apoiantes, sendo clara a mensagem contra os EUA e seus aliados.

Aproxima-se o dia da tomada de posse de Barack Obama, e o mundo árabe coloca enormes expectativas na nova administração americana e suas políticas, os habituais aliados e amigos dos EUA estão também expectantes, ou seja, Obama irá sentar-se em cima de um "barril de pólvora" perigosíssimo. Se por um lado pretende iniciar uma nova era nas relações internacionais, nomeadamente do ocidente com o médio oriente, os EUA não querem, certamente, baixar a guarda face a ameaças terroristas.

Juntando a crise económica mundial às disposições anteriores podemos afirmar, sem qualquer dúvida, que os primeiros meses vão ser fundamentais para perceber o que realmente vale a nova administração americana e o novo presidente, Barack Obama. As expectativas e os desafios para o novo executivo dos EUA estão colocados muito alto, o futuro tratará de nos responder sobre a sua capacidade de resposta.

3 comentários:

BEJA TRINDADE disse...

Caro amigo

Estamos cansados de discursos belicistas, falar neste preciso momento em "barris de pólvora" logo a seguir à tomada de posse do novo Presidente dos EUA, é no mínimo despropositado e partir de um princípio de que as guerras são para continuar.
No meu ponto de vista Obama, para obter a paz, terá necessariamente de estabelecer diálogos com os ditos inimigos, caso contrário se continuar a política de afrontamento estilo Busch, as guerras jamais terão fim.

Cumprimentos

Ordepuir disse...

Caro Beja Trindade,

Antes de mais deixe-me esclarecer o que, certamente por lapso, afirmou: o texto que comentou foi escrito dia 14 de Janeiro, ou seja alguns dias antes da tomada de posse do novo presidente dos EUA. O "barril de pólvora" que falo é referente à conjuntura política anterior à cerimónia (nomeadamente o apelo de Osama bin Laden à "jihad") que fez de Obama o 44º presidente americano.

Permita-me concordar, de facto, com o seu ponto de vista: só com diálogo se poderá alcançar a paz e não com a continuidade das políticas belicistas e arrogantes perpetradas pela administração de Bush.

Cumprimentos.

BEJA TRINDADE disse...

Meu caro

Na verdade, realmente não reparei na data como bem refere.
Pelo facto, peço desculpa.
No restante e fundamental, julgo estarmos de acordo.

Cumprimentos.