Todos nós temos uma arte - uma área do conhecimento pela qual nutrimos mais paixão e que logo se torna um objectivo de vida. Juntando-lhe as manias ou particularidades próprias de cada um, obtemos uma mistura fina de matéria-prima cognitiva que vale a pena partilhar e discutir com os demais. Sob este título, revela-se um grupo de pessoas e um ponto de encontro virtual no qual todas as Artes & Manias têm espaço assegurado.

06 janeiro 2009

Novo ano, velhas guerras!

Mais uma vez aconteceu, infelizmente, 2009 já conhece uma guerra, o ano é novo, tem alguns dias, mas o conflito já é velho, tem cerca de 60 anos!

Desta vez a máquina de guerra de Israel diz combater o Hamas, que por sua vez afirma combater pela liberdade de todo um povo contra o ocupante opressor. Quem sofre são sempre os mesmos: os civis, as famílias, as crianças e os idosos que de ambos os lados da "barricada" tentam viver as suas vidas, e sobreviver, mais uma vez.

Gostava muito de poder aqui enumerar as formas que considero mais apropriadas para resolver a contenda que opõe estes dois povos, mas não me atrevo a tal. Estamos a falar de seis décadas (após a declaração de independência do Estado de Israel) de conflitos, de guerras, de lutas, de mortes e de ódios num território sagrado para um grande número de religiões, e milhões de crentes.

As soluções para a paz definitiva, ou pelo menos mais duradoura, tem obrigatoriamente de passar pelo bom censo dos responsáveis políticos e religiosos, que nesta zona geográfica assumem importância determinante. Sem este bom censo e a consciência de que são sempre os mais fracos e inocentes a sofrer, temo não haver solução à vista...

Sem comentários: